Silício

Home | Áreas de Atuação | Silício Metálico

Silício Metálico

O Grupo RIMA é o maior produtor brasileiro de silício metálico e o segundo maior do mundo. O silício fabricado pela RIMA é utilizado nas indústrias metalúrgica, química, eletrônica e fotovoltaica. 

É produzido em forno elétrico de arco submerso, utilizando como matérias-primas básicas o quartzo de alta pureza, extraído 100% de nossas próprias jazidas, carvão vegetal e eletrodos especiais de carbono pré-cozido. 

Trata-se de um produto ambientalmente correto, pois utiliza carvão vegetal produzido nas unidades florestais próprias da Rima, cujo reflorestamento é feito de maneira contínua.

Silício Grau Metalúrgico

Tem baixíssimos níveis de impureza e é utilizado na produção de ligas de alumínio, principalmente na fabricação de peças para o setor automotivo. A alta pureza de nosso produto proporciona rápida solubilidade e rendimento eficaz na adição ao alumínio.

Silício Grau Químico

É a matéria-prima básica para a produção de silicones especiais, chamados óleos leves. De larga aplicação, essa substância é utilizada nas áreas de medicina, cosméticos, arquitetura civil, indústria eletroeletrônica, têxtil e automotiva.

Silício Micronizado

Utilizado nas indústrias de semicondutores e polisilício. É a matéria-prima principal na produção de Polisílico (Polysilicon), que são transformados em diodos e processadores de alta performance (chips de computadores). O Polisilício é a matéria prima utilizada na fabricação de células solares, cujo mercado vem crescendo de forma exponencial em todo o mundo como alternativa de uma nova matriz energética.

Green Silicon-based Products

O processo de fabricação de Silício Metálico e Ferro Ligas RIMA utiliza carvão vegetal e cavaco de madeira (origem renovável) como insumos, enquanto demais tecnologias  ao redor do mundo utilizam carvão mineral (origem fóssil). Como premissa estratégica da empresa, a RIMA produz o carvão vegetal e cavaco de madeira em áreas próprias de reflorestamento, garantindo seu autosuprimento, fixação (captura) de CO2 e regeneração (liberação) de O2. A energia elétrica utilizada também é de origem renovável, característica da matriz enérgica brasileira.

Baseados em estudos conduzidos por especialistas, a RIMA realizou a análise baseada na metodologia “cradle-to-gate” das emissões de CO2 de seu Silício e Ferro Ligas produzidos nas plantas de Capitão Enéias e Várzea da Palma. O inventário concluiu que o processo produtivo da Rima tem emissões de CO2 negativas, ou seja, no processo RIMA há remoção (captura) de CO2 da atmosfera equivalente à 1.466 kg de CO2/t de silício produzido, e, adicionalmente, há a regeneração (liberação) de 2.980 kg de O2/t de silício produzido.

IMG13
selo4

Resumo Púbico Rima Industrial S.A

Resumo Público do Plano de Manejo Florestal – Unidade Buritizeiro – MG

Este documento apresenta o resumo público do plano de manejo florestal da RIMA Industrial S/A., que tem por objetivo tornar acessível a todos os possíveis interessados informações sobre a empresa e suas atividades, além de reforçar seu compromisso com o manejo responsável de suas florestas.

Certificações RIMA

Credibilidade e reconhecimento do mercado

A Rima possui as principais certificações do mercado solidificando sua credibilidade e reconhecimento por um trabalho de qualidade e pela constante busca por fazer um trabalho cada vez melhor e mais sustentável.

joaninha