quem somos

Home | Quem Somos

Quem Somos

O Grupo Rima é líder na produção e comercialização de ligas à base de silício no Brasil. E o único produtor de magnésio primário do Hemisfério Sul.

Os produtos são fabricados a partir de reservas próprias de dolomita e quartzo de alta pureza em processos certificados desde: SA 8.000, OHSAS 18.001, ISO 14.001, IATF 16949 à ISO 9.001, além de florestas certificadas pelo FSC®- C121993. 

Nossa meta é a melhoria contínua e a superação de padrões de excelência no atendimento às necessidades de nossos clientes, com rigoroso controle de qualidade. Nossa atuação é pautada pelo comprometimento com nossos colaboradores, com as comunidades nas quais estamos inseridos e com o desenvolvimento sustentável.

Somos uma empresa 100% brasileira, em atuação desde 1987. Além de ser a única produtora de magnésio primário do Hemisfério Sul, a Rima é a única do mundo a produzir peças automotivas, na mesma planta, partindo diretamente do minério (dolomita) e utilizando a inovadora tecnologia de transporte de magnésio líquido e reciclagem interna de retornos de fundição, num processo altamente verticalizado, que prioriza as reduções de custo e a conservação de energia. 

Possuímos também a segunda maior Fundição sob Pressão de magnésio do mundo, na qual são produzidas peças fundidas em ligas de excelente qualidade, com custos bastante competitivos. 

Sob a administração de seu presidente Ricardo Vicintin, somos mais de 4 mil colaboradores distribuídos nas seguintes divisões: Fundição sob Pressão, Magnésio, Silício Metálico, Ferro-Ligas e Agropecuária. Contamos também com as divisões de Engenharia, Mineração, Florestal e Turismo, que ajudam na realização de um trabalho mais completo.

Sistema de Gestão Integrada

O Grupo Rima, procurando o bem-estar, a saúde e a satisfação de seus empregados, e buscando cumprir e honrar seus compromissos com a sociedade e com o meio ambiente, vem desenvolvendo um programa que visa o aprimoramento dos sistemas de gestão das suas unidades produtivas, tomando como base as normas de Gestão ISO 9.001, ISO14.001, OHSAS 18.001 , SA 8.000 e FSC® em um Sistema de Gestão Integrada que tem como objetivo estabelecer e demonstrar políticas de gerenciamento sobre as questões de meio ambiente, segurança e medicina do trabalho, bem como de responsabilidade social com seus empregados e vizinhos.

Para início do programa, foi tomado como piloto a Rima Mineração, em Olhos D’Água, onde começou, em maio de 2008, a implantação da Gestão ISO 14.001, resultando atualmente nas certificações desta unidade em: SA 8.000, OHSAS 18.001, ISO 14.001 e ISO 9.001.

Paralelamente a esta fase, teve início a implantação da Gestão Integrada nas diversas unidades do Grupo e hoje contamos com as certificações ISO 9.001 e ISO 14.001 para Capitão Enéas, Várzea da Palma e Bocaiúva. Em Bocaiúva contamos ainda com a certificação IATF 16949 na produção de injetados e usinados para a indústria automobilística.

Na Divisão Florestal, unidade de Buritizeiro, contamos com a certificação do FSC®. Esses programas envolvem todos os colaboradores e promovem melhorias ambientais e sociais para a população das cidades onde mantém suas unidades fabris.

Missão

A missão da Rima é promover o desenvolvimento das pessoas para, juntamente com as melhores tecnologias disponíveis e as mais eficazes normas de segurança e proteção ao meio ambiente, satisfazer as expectativas de nossos clientes, fornecendo-lhes produtos de qualidade.

Recursos Humanos

Tecnologia e investimentos em novos projetos e equipamentos são importantes para o crescimento de uma empresa. Mas eles de nada adiantam se não há profissionais que se dediquem ao trabalho e apoiem as atividades empreendidas. São as pessoas os fatores fundamentais para impulsionar a evolução das empresas. 

A Rima acredita em seus colaboradores e os reconhece como seu maior patrimônio. Assim, há investimento na qualificação contínua dos colaboradores, promovendo seu crescimento pessoal e profissional, visando sempre a uma postura ética e transparente. 

Acima de tudo, queremos contar com profissionais proativos, dinâmicos e comprometidos. Nossa prioridade é a contratação de empresas e moradores das comunidades no entorno de nossas unidades, como forma de estimular a geração de empregos e o desenvolvimento local. 

O processo de recrutamento e seleção externos para preenchimento de vagas nas unidades da Rima é feito através da avaliação curricular. Envie-nos o seu e faça parte da nossa equipe! rh@rima.com.br

Nossa História

Já são mais de 50 anos de história do Grupo Rima. Tudo começou em 1952, quando Oswaldo Vicintin criou, em São Paulo, a Metalur Ltda. Em 1974, seu filho Ricardo Vicintin mudou-se para Minas Gerais e fundou a Eletrometalur S/A, que em 1982 passou a ser denominada Rima Industrial S/A.

Hoje, somos uma empresa em constante evolução, com atuação mundial e que respeita o meio ambiente e as comunidades em nosso entorno. 

Conheça alguns fatos marcantes de nossa história:

  • 1974

    Instalação da primeira unidade industrial, a Eletrometalur em Várzea da Palma, norte de Minas Gerais.

  • 1975

    Em agosto de 1975, o Forno 1 inicia a produção de Ferro Silício 50% transformado em ligas nodulares através de metalurgia de panela.

  • 1978

    O Forno 2 entra em marcha, produzindo Ferro Silício 75%.

  • 1979

    A fim de expandir a produção de ferro-ligas, o Forno 3 vem reforçar a produção de Ferro Silício 75%, passando em seguida para o produto com o qual se mantém até hoje: Cálcio Silício.

    Ano de fundação da Brasmag, única produtora nacional e do Hemisfério Sul de magnésio metálico e suas ligas.

  • 1980

    Inicia-se a operação dos fornos 4, 5 e 6, todos produzindo Silício Metálico. Os fornos entraram em marcha em 1980, 1984 e 1989, respectivamente.

  • 1987

    Surge o Grupo Rima, unindo, ampliando e diversificando a atuação de suas fábricas.

  • 1996

    A RIMA Industrial Bocaiuva investe em uma planta para produção de Magnésio em Pó, única na América Latina, para atender os segmentos de mercado do magnésio ligados a Dessulfuração, Soldagem, aditivo para produção de refratários especiais de alta resistência a oxidação, Reagente de Grignard , Redutor de Metais e aplicações militares. Estes segmentos de mercado para o magnésio respondem por cerca de 18% do mercado total do produto e eram atendidos no mercado brasileiro exclusivamente por produtos importados, antes da instalação desta unidade integrada a planta primária de magnésio da Rima em Bocaiuva

  • 1997

    Em consequência do investimento na unidade de produção de Magnésio em Pó, a Rima passa a oferecer serviços completos para dessulfuração do gusa líquido, visando a produção de aços de baixo Enxofre e Ultra Baixo Enxofre. Como parte destes serviços de dessulfuração do gusa líquido, a Rima desenvolve engenharia e passa também a fornecer unidades completas para co-injeção de misturas dessulfurantes a base de Magnésio para a indústria siderúrgica brasileira.

  • 2001

    Instalação da primeira injetora para produção de peças de magnésio fundidas sob pressão, operando um processo revolucionário a nível mundial, que trabalha com metal líquido e realiza reciclagem in-house, em perfeita sinergia com a planta primária de magnésio. A Rima se torna o primeiro e único produtor primário de magnésio totalmente integrado, produzindo peças fundidas de magnésio diretamente a partir do mineral dolomita.

    O Grupo RIMA, demonstrando seu espirito inovador, sai na frente ao migrar para o Mercado Livre de energia, a primeira empresa do setor. Um passo importante para conseguir gerenciar um de seus principais insumos, a Energia Elétrica.

  • 2002

    O Grupo RIMA fecha importantes contratos para suprimento de peças de magnésio injetadas sob pressão com a indústria automobilística brasileira e da América do Sul , instala 9 novas injetoras em sua nova planta die casting e se torna o maior die caster de magnésio da América Latina e um dos maiores do mundo. Seu processo revolucionário de uso de Magnésio Líquido totalmente integrado a planta de magnésio primário se torna um ícone da indústria mundial do Magnésio.

    Iniciam-se pesquisas de melhoramento genético dos plantios florestais da Rima onde foram introduzidos plantios seminais de eucaliptos, de várias procedências e espécies para seleção das árvores superiores e com características adequadas para produção dos bioredutores utilizados nas unidades fabris da empresa.

    Criou-se a Rima Energética autorizada pela ANEEL, a comercializadora do grupo é responsável pela gestão de todos os contratos de energia e expansão de seu suprimento de energia atavés de contratos de longo prazo e projetos renováveis de energia. A RIMA tem missão de ter no mínimo 50% de sua necessidade de energia atendida por fontes solares e eólica nos próximos 10 anos.

  • 2006

    A RIMA recebe as certificações ISO 9001:2015 para a Unidade VZP, ISO 9001:2015 para a Unidade CAP, ISO 9001:2015 para Unidade ODG e ISO 9001:2015 para a Unidade ODG.

  • 2007

    O Grupo Rima entrou definitivamente no ramo automotivo como indústria especializada, com a criação da UMM (Usinagem e Montagem de Motores), caminho tomado pela evolução natural da empresa, que tem como filosofia sempre agregar valor e tecnologia aos seus produtos. Esta unidade industrial é equipada com o que existe de mais moderno no tocante a maquinários e meios de controle, e hoje atende a todas as exigências do mercado automobilístico. Com toda essa qualidade assegurada e perfil arrojado para novos negócios, a UMM tornou-se parceira das maiores indústrias automotivas do mundo.

    Em março, o Grupo Rima tornou-se a primeira empresa de mineração e metalurgia do mundo a ter projeto aprovado para venda de créditos de carbono. O projeto foi aprovado pela Organização das Nações Unidas – ONU – e reduz 35 mil toneladas de CO2 na atmosfera por ano, o que equivale a plantar 350 mil árvores anualmente.

    Continuam os investimentos em novas técnicas de produção de carvão e utilização da energia da biomassa.

    É desenvolvida a tecnologia do Silício Grau Solar, produto com alto valor agregado.

  • 2008

    O Grupo Rima instala em Bocaiúva uma nova unidade para fusão de alumínio e injeção de peças de alumínio sob pressão (Die Casting) para fornecimento de peças, principalmente para a indústria automobilística, tornando-se um dos únicos die casters mundiais com capacidade instalada e tecnologia para fornecimento de peças fundidas de Magnésio e Alumínio (metais leves).

    Começamos a fornecer blocos de motores no mais alto padrão de qualidade e estamos aptos a atender à demanda de qualquer tipo de peça usinada ou de motores montados, oferecendo tecnologia de ponta e confiabilidade.

  • 2010

    A RIMA recebe a certificação ISO 14001:2015 para a Unidade ODG.

  • 2012

    A Rima recebe as certificações OHSAS 18001:2007 para a Unidade ODG e ISO 14001:2015 para a Unidade CAP.

  • 2014

    A RIMA recebe em Junho de 2014 em Munique, durante a Conferencia Anual da International Magnesium Association o prêmio IMA 2014 Awards of Excellence and Environmental Resposibility, como um reconhecimento internacional pela produção do Magnésio Metálico Primário com as menores emissões de gases de efeito estufa a nível mundial. O Magnésio Metálico da Rima continua sendo considerado o mais "verde " do mundo, conforme estudo atualizado de LCA ( Life Cycle Assessment) conduzido pela International Magnesium Association em 2020.

    A Rima recebe a certificação ISO-TS para a Unidade FSP.

  • 2015

    A Rima recebe as certificações FSC para Unidade BUR e ISO 14001:2015 para Unidade BCV.

  • 2018

    A Rima recebe a certificação IATF para Unidade FSP (Alteração de ISO-TS para IATF).

  • 2020

    Foram registrados junto ao Ministério de Agricultura, Pecuária e abastecimento (MAPA), sete clones de eucaliptos desenvolvidos pelo setor florestal proveniente do melhoramento genético iniciado com os plantios seminais de 2002, onde se conseguiu ganhos de qualidade e produtividade, com florestas homogêneas e com maior resistência às intempéries que ocorrem no Norte de Minas onde se encontram os plantios da empresa. Uma segunda geração de clones de polinização controlada já se encontra em fase final de pesquisa e estarão disponíveis nos próximos 4 anos.

    O Grupo RIMA inaugura seu mais novo forno para produção de Silício, um dos maiores do mundo, na unidade de Capitão Enéias. Tanto este como os demais fornos de produção de Silício e Ferroligas do Grupo RIMA utilizam como matéria prima biorredutor produzido pelo grupo.

Certificações RIMA

Credibilidade e reconhe-cimento do mercado

A Rima possui as principais certificações do mercado solidificando sua credibilidade e reconhecimento por um trabalho de qualidade e pela constante busca por fazer um trabalho cada vez melhor e mais sustentável.

joaninha