Home | Áreas de Atuação | Ferro - Ligas

Ferro-Ligas

A RIMA é líder mundial na fabricação de ferro-ligas, feitas à base de silício e usadas tanto nas indústrias de fundição quanto nas de siderurgia. 

As matérias-primas utilizadas são de altíssima pureza, garantindo produtos com rígido controle de qualidade. 

Trata-se de produtos ambientalmente corretos, pois utilizam como uma de suas matérias-primas carvão vegetal produzido nas unidades florestais próprias da RIMA, cujo reflorestamento é feito de maneira contínua.

Ligas de cálcio silício (CaSi)

São conhecidas pelas inúmeras utilidades na fabricação de aços limpos e de qualidade. Seu uso permite substituir as inclusões aglomeradas ou alinhadas de alumina por aquelas menos prejudiciais e dispersas de aluminato de cálcio ou modificações de sulfetos. 

Contribuem com a melhoria das condições de fluidez e diminuem as probabilidades de fechamento das válvulas de gaveta no lingotamento contínuo. Melhoram também, as propriedades mecânicas do aço, como a redução na tendência a trincas, usinabilidade, estampabilidade, forjabilidade, lingotabilidade, soldabilidade e acabamento superficial. 

As ligas de cálcio silício também são utilizadas na desoxidação, dessulfuração e recuperação do cromo e do vanádio.

Ferro silício magnésio (FeSiMg)

Fabricado a partir do magnésio metálico produzido pela própria RIMA, é apontado como a melhor liga nodulizante do mercado. Com baixos teores de MgO e alto rendimento na obtenção de grafita esferoidal, alcança maior número de nódulos na nucleação Sandwich ou no molde (in-mold process).

Ferro Silício 75% e
Ferro Silício HP (High Purity)

Oferecido nas opções Standard e High Purity (baixos teores de Al, Ti, C e Ca), tem a melhor performance nas aplicações para as quais é indicado. Além da rígida classificação química e granulométrica das matérias-primas empregadas, a fabricação através de eletrofusão garante homogeneidade química ao produto final. 

O Ferro Silício 75% Standard é empregado essencialmente como desoxidante e elemento de liga na fabricação do aço. 

O Ferro Silício HP High Purity é utilizado na fabricação de aços especiais, dentre os quais os aços inoxidáveis e elétricos de grão orientado.

Inoculantes

O melhor controle da estrutura do ferro fundido nodular é obtido por meio da utilização de inoculantes à base de Cálcio (Ca), Bário (Ba), Alumínio (Al), Lantânio (La), Zircônio (Zr), Bismuto (Bi), Estrôncio (Sr) e outros elementos grafitizantes para incremento do número de nódulos de nucleação durante a solidificação. Com essa operação, são promovidos sítios de nucleação suficientes para o carbono se precipitar como grafita, melhorando as propriedades do ferro fundido nodular.

Cored Wire

O processo de injeção de ligas por Cored Wire é utilizado em aplicações metalúrgicas, em que é essencial um rígido controle dos elementos químicos nos aços. A adição das ligas nessa forma tem provado ser mais eficiente devido ao controle mais eficaz de processo, resultando no aumento do rendimento da liga injetada e na melhora das propriedades do aço. 

Algumas vantagens do Cored Wire: 

– Simplicidade na aplicação; 
– flexibilidade na utilização;
– integração no processo;
– versatilidade na aplicação e utilização;
– baixo estoque de material;
– baixo custo de mão-de-obra;
– baixo custo de produção com melhor rendimento;
– alta tecnologia;
– alto controle do produto final. 

A RIMA desenvolveu a máquina injetora de wire para aprimorar o sistema de adição de seus cored wires ao aço, tornando o processo eficiente, preciso, ágil e econômico. O equipamento permite a injeção de dois ou quatro fios de maneira alternada ou simultânea, sendo uma máquina compacta, flexível, com alto nível de segurança, integrada e equipada com hardware/software que possibilita adição exata do material, dando confiabilidade ao processo produtivo.

Green Silicon-based Products

O processo de fabricação de Silício Metálico e Ferro Ligas RIMA utiliza carvão vegetal e cavaco de madeira (origem renovável) como insumos, enquanto demais tecnologias  ao redor do mundo utilizam carvão mineral (origem fóssil). Como premissa estratégica da empresa, a RIMA produz o carvão vegetal e cavaco de madeira em áreas próprias de reflorestamento, garantindo seu autosuprimento, fixação (captura) de CO2 e regeneração (liberação) de O2. A energia elétrica utilizada também é de origem renovável, característica da matriz enérgica brasileira.

Baseados em estudos conduzidos por especialistas, a RIMA realizou a análise baseada na metodologia “cradle-to-gate” das emissões de CO2 de seu Silício e Ferro Ligas produzidos nas plantas de Capitão Enéias e Várzea da Palma. O inventário concluiu que o processo produtivo da Rima tem emissões de CO2 negativas, ou seja, no processo RIMA há remoção (captura) de CO2 da atmosfera equivalente à 1.466 kg de CO2/t de silício produzido, e, adicionalmente, há a regeneração (liberação) de 2.980 kg de O2/t de silício produzido.

Resumo Púbico Rima Industrial S.A

Resumo Público do Plano de Manejo Florestal – Unidade Buritizeiro – MG

Este documento apresenta o resumo público do plano de manejo florestal da RIMA Industrial S/A., que tem por objetivo tornar acessível a todos os possíveis interessados informações sobre a empresa e suas atividades, além de reforçar seu compromisso com o manejo responsável de suas florestas.

Certificações RIMA

Credibilidade e reconhecimento do mercado

A Rima possui as principais certificações do mercado solidificando sua credibilidade e reconhecimento por um trabalho de qualidade e pela constante busca por fazer um trabalho cada vez melhor e mais sustentável.

joaninha