Home | Áreas de Atuação | Magnésio

Magnésio

Somos a única produtora de magnésio primário do Hemisfério Sul e a única do mundo a produzir peças automotivas partindo do minério, num processo altamente verticalizado. Como o magnésio é o mais leve dos metais estruturais, sua utilização traz diversas vantagens aos nossos produtos, reduzindo em até 30% o peso final de uma peça automotiva, em comparação com peça similar em alumínio, permitindo a produção de veículos mais leves e mais eficientes em termos de consumo de combustível e emissões atmosféricas. 

A dolomita, matéria-prima para a produção do Magnésio, é obtida de jazidas próprias da empresa, calcinada em forno rotativo e reduzida pelo Silício sob alto vácuo (processo silicotérmico), produzindo o Magnésio na forma bruta de cristais, que sofre, posteriormente, processo de fusão e refino até atingir suas características e especificações finais. 

A RIMA Industrial produz a linha completa de produtos de Magnésio, destacando os lingotes de magnésio metálico, diferentes ligas, magnésio em pó e dessulfurantes à base de magnésio e peças fundidas em ligas de magnésio.

Magnésio Metálico

É um importante elemento de liga utilizado pela indústria do alumínio, principalmente na produção de peças automotivas, produtos extrudados e laminados, como latas para bebidas. É também empregado como redutor na produção de metais especiais, como Zircônio e Titânio, além de ser usado na indústria de refratário, solda, bélica, pirotécnica, proteção catódica, reagentes químicos especiais e outras. 

O Magnésio é um forte elemento nodulizante do ferro fundido, sendo amplamente utilizado pela indústria de fundição ferrosa na sua forma metálica (nuggets) ou como elemento de liga nos ferro-ligas à base de magnésio.

Ligas de Magnésio

As ligas de magnésio são usadas em fundições de peças estruturais, fabricadas por processo de fundição e/ou conformação mecânica. Trata-se de metal com uso crescente na indústria automobilística, ferramentas manuais e equipamentos eletrônicos, como computadores e celulares, sempre priorizando a redução de peso do produto final.

Magnésio para dessulfuração de gusa

O Magnésio na forma de pó, misturado a outros materiais, é cada vez mais utilizado como dessulfurante na siderurgia. O produto apresenta o melhor desempenho e relação custo/benefício nos seguintes casos: 

1 – Em gusas que requerem teores de enxofre abaixo de 0,010%;
2 – Em aciarias onde o tempo para dessulfuração é limitado;
3 – Em corridas com temperaturas baixas;
4 – Em corridas com teor inicial de enxofre elevado. 

A mistura dessulfurante mais comumente utilizada é composta por magnésio em pó (abaixo de 1mm) e a cal micropulverizada. 

Dependendo da tecnologia de injeção aplicada e do tempo disponível para atingir o teor de enxofre requerido no produto final, o percentual de magnésio metálico pode variar de 5% a 20%.

Equipamentos para dessulfuração

A RIMA produz e fornece sofisticados equipamentos de mono ou co-injeção de misturas à base de magnésio para dessulfuração de gusa. Para isso, a empresa mantém uma equipe de técnicos e engenheiros especializados que fornecem ao cliente todo o suporte e assistência necessária.

Vantagens do Magnésio RIMA

Green Magnesium


O IMA (International Magnesium Association) reconheceu em 2014 o processo produtivo de Magnésio RIMA como o mais sustentável em operação no mundo (https://www.intlmag.org/general/custom.asp?page=2014_res_award_ima), prevalecendo assim até os dias atuais. Em novo estudo publicado pelo IMA (IMA Launches New Magnesium LCA Study – 2021), o processo da RIMA foi novamente reconhecido por apresentar baixa taxa de emissão de CO2 (10,1 kg CO2Eq/kg Mg).

A RIMA realizou a análise do ciclo de vida do processo RIMA e cálculo das emissões de CO2eq., na metodologia “cradle-to-gate”. O inventário concluiu que as emissões do processo produtivo do magnésio da Rima equivalem a 10,1 kg CO2eq/kg de Magnésio produzido, ou, 10,1 t CO2eq/t Mg, a menor taxa de emissão de CO2eq. dentre as tecnologias existentes no mundo. A metodologia deste inventário contemplou/avaliou as emissões das etapas de produção dos insumos (quartzo, dolomita, carvão vegetal), e, também, de cada etapa do processo produtivo do magnésio. Demais tecnologias de produção de magnésio tem resultado entre 14 a 17,8 kg CO2eq./kg Mg (tecn. Eletrolítica), e, 19,9 a 25,8 kg CO2eq./kg Mg (tecn. Pidgeon), conforme inventários elaborados em parceria com o IMA (International Magnesium Association).

img-14
selo4

Resumo Púbico Rima Industrial S.A

Resumo Público do Plano de Manejo Florestal – Unidade Buritizeiro – MG

Este documento apresenta o resumo público do plano de manejo florestal da RIMA Industrial S/A., que tem por objetivo tornar acessível a todos os possíveis interessados informações sobre a empresa e suas atividades, além de reforçar seu compromisso com o manejo responsável de suas florestas.

Certificações RIMA

Credibilidade e reconhecimento do mercado

A Rima possui as principais certificações do mercado solidificando sua credibilidade e reconhecimento por um trabalho de qualidade e pela constante busca por fazer um trabalho cada vez melhor e mais sustentável.

joaninha