Já são mais de 50 anos de história do Grupo Rima. Tudo começou em 1952, quando Oswaldo Vicintin criou, em São Paulo, a Metalur Ltda. Em 1974, seu filho Ricardo Vicintin mudou-se para Minas Gerais e fundou a Eletrometalur S/A, que em 1982 passou a ser denominada Rima Industrial S/A. Hoje, somos uma empresa em constante evolução, com atuação mundial e que respeita o meio ambiente e as comunidades em nosso entorno.

Conheça alguns fatos marcantes de nossa história:

1974 - Instalação da primeira unidade industrial, a Eletrometalur em Várzea da Palma, norte de Minas Gerais.

1975 - Em agosto de 1975, o Forno 1 inicia a produção de Ferro Silício 50% transformado em ligas nodulares através de metalurgia de panela.

1978 - O Forno 2 entra em marcha, produzindo Ferro Silício 75%.

1979 - A fim de expandir a produção de ferro-ligas, o Forno 3 vem reforçar a produção de Ferro Silício 75%, passando em seguida para o produto com o qual se mantém até hoje: Cálcio Silício.

- Ano de fundação da Brasmag, única produtora nacional e do Hemisfério Sul de magnésio metálico e suas ligas.

1980 - Inicia-se a operação dos fornos 4, 5 e 6, todos produzindo Silício Metálico. Os fornos entraram em marcha em 1980, 1984 e 1989, respectivamente

 

1987 - Surge o Grupo Rima, unindo, ampliando e diversificando a atuação de suas fábricas.

2001 - A Rima assume a operação da fábrica de Capitão Éneas, tornando-se a maior produtora nacional de silício metálico e a quarta maior do mundo.

- Instalação da Unidade Die Casting, fundindo peças de magnésio sob pressão, principalmente para a indústria automobilística.

2006 - O Grupo Rima começa a investir para reforçar sua trajetória de verticalização. Há investimentos na área de Mineração, com a busca pelos melhores veios de quartzo e dolomita. A área Florestal também é valorizada, com produção de mudas clonais e plantio de eucalipto para produção do carvão necessário à alimentação dos fornos.

2007 - O Grupo Rima entrou definitivamente no ramo automotivo como indústria especializada, com a criação da UMM (Usinagem e Montagem de Motores), caminho tomado pela evolução natural da empresa, que tem como filosofia sempre agregar valor e tecnologia aos seus produtos. Esta unidade industrial é equipada com o que existe de mais moderno no tocante a maquinários e meios de controle, e hoje atende a todas as exigências do mercado automobilístico. Com toda essa qualidade assegurada e perfil arrojado para novos negócios, a UMM tornou-se parceira das maiores indústrias automotivas do mundo

- Em março, o Grupo Rima tornou-se a primeira empresa de mineração e metalurgia do mundo a ter projeto aprovado para venda de créditos de carbono. O projeto foi aprovado pela Organização das Nações Unidas – ONU – e reduz 35 mil toneladas de CO2 na atmosfera por ano, o que equivale a plantar 350 mil árvores anualmente.

- Continuam os investimentos em novas técnicas de produção de carvão e utilização da energia da biomassa.

- É desenvolvida a tecnologia do Silício Grau Solar, produto com alto valor agregado.

2008 - O Grupo Rima instala em Bocaiúva uma nova unidade para fusão de alumínio e injeção de peças de alumínio sob pressão (Die Casting) para fornecimento de peças, principalmente para a indústria automobilística, tornando-se um dos únicos die casters mundiais com capacidade instalada e tecnologia para fornecimento de peças fundidas de Magnésio e Alumínio (metais leves).

- Começamos a fornecer blocos de motores no mais alto padrão de qualidade e estamos aptos a atender à demanda de qualquer tipo de peça usinada ou de motores montados, oferecendo tecnologia de ponta e confiabilidade.


 

 






Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por WRDC
Agricultura | Automotiva | Engenharia | Ferro-Liga | Florestal | História | Recursos Humanos | Magnésio | Mineração | Missão | Silício Metálico | Turismo | Fundação Vicintin | Fale Conosco